quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DA XV FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA


         Os alunos do 8º ano Centro de Educação Municipal Zenaide da Costa, Matheus Kauê Fernandes Suzin e Andriele Rinaldi Conte marcaram presença na XV Feira Regional de Matemática no município de Iomerê, no último dia 11 de agosto.  A dupla, orientada pela professora Adriana Denardi, pela coordenadora Pedagógica, Enezita Melo Perazzolli e pelo auxiliar de Ensino Fundamental, Geraldo Felipe Vargas, apresentou o projeto Matemática do Lixo. 
       Conforme explicou a professora Adriana o projeto surgiu da necessidade de conhecer o destino do lixo no município de Fraiburgo, com visitas ao Aterro Sanitário Municipal e a Estação de Separação do Lixo, para que os alunos entendam o processo que passa o lixo coletado no município. “Em sala de aula foi organizado uma explanação objetivando a compressão dos tipos de lixo gerados pela sociedade e as formas de decomposição e reciclagem, bem como a importância de separar os resíduos”, relembrou. 
Durante o tempo do projeto os alunos também aplicaram um questionário sobre o destino do lixo nas residências dos alunos, abordando questões sobre a separação do lixo orgânico e reciclável e a quantidade de lixo produzido diariamente pela família. 
Todo esse processo contou com a colaboração do operador de ETA/ETE da Sanefrai, Henrique Dias que auxiliou na coleta de informações sobre a capacidade do Aterro Sanitário e a média de lixo produzido diariamente pelos fraiburguenses. 
     



Ao fim do estudo, após muitos cálculos e projeções os alunos chegaram a conclusão que a população precisa reduzir a produção de lixo por dia, para que a vida útil do aterro sanitário ocorra como o planejado. Diminuindo assim o custo para o município. “De acordo com a pesquisa realizada com os alunos a produção de lixo diária por pessoa é de 540 gramas, é necessário baixar para 396 gramas, ou seja, uma redução de 144 gramas/dia”, ressaltou a professora.


Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Educação

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário