quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Reunião com diretores

Os diretores dos Centros de Educação Infantil e Centros Educacionais estiveram reunidos com a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes Claudete Gheller Mathias participando de um momento de integração, reflexão e definição dos objetivos para o ano letivo de 2016. O Sr. Prefeito Municipal Ivo Biazzolo também se fez presente, desejando a todos um bom ano de trabalho além de participar da análise dos resultados já alçados. 






segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Diretores e Secretárias retornam suas atividades

Os Diretores e as Secretárias das unidades escolares retornaram para suas atividades na data de hoje.

Desejamos a todos um ótimo ano letivo com muita garra, determinação e objetivos a alcançar, sempre em prol de uma educação de qualidade.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CEI Zenaide da Costa - ampliação garantida

Iniciaram no ano letivo de 2015 as obras para ampliação do Centro de Educação Infantil Zenaide da Costa. Podemos observar neste início de ano que logo a comunidade poderá usufruir de um espaço amplo e adequado a Educação Infantil.









terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FRAIBURGO COMEÇA ÀS DISCUSSÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

        O primeiro passo para implantação de um efetivo e eficaz Sistema Municipal de Cultura foi dado nesta segunda-feira, 18/01, em Fraiburgo. Em evento realizado na Casa da Cultura Lydia Frey, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o tema ‘A Cultura e suas dimensões simbólica, econômica e cidadã’ direcionou os trabalhos.
Num primeiro momento, a convidada presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura do Estado, Roselaine Vinhas, que atualmente é Secretaria Municipal de Cultura de Chapecó e integrante do Conselho Estadual de Cultura teceu considerações a respeito. Em seguida foi aberta a mesa-redonda mediada também pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Claudete Gheller Mathias, pelo integrante do Conselho Nacional de Políticas Culturais, Adriano Santos e pela gestora municipal de Cultura, Vânia Franceschi Vieira.
Durante o encontro, que reuniu aproximadamente 50 interessados, o conceito de cultura esteve em pauta, sendo previamente definido como um conjunto de três dimensões. A dimensão cidadã relacionada aos serviços e ações voltadas à valorização das manifestações e expressões culturais; a simbólica ligada a expressão e aos bens culturais de determinado grupo; e a econômica tida como as ações coletivas direcionadas ao planejamento, investimentos, organização e gestão, sendo essa dimensão o maior desafio na atualidade em Fraiburgo.
Na avaliação da secretária, Claudete o município de Fraiburgo nos seus 54 anos nunca focou suas ações na criação de um Sistema Municipal de Cultura que funcione de forma efetiva. Neste sentido, a gestora Vânia, complementa que este é o desejo da equipe que inicia este trabalho. “Queremos, assim como o Ministério da Cultura, que as pessoas possam se quiserem viver exclusivamente de cultura. O artista precisa saber o seu valor. Por que durante uma apresentação o técnico de luz, o técnico de som são remunerados e o artista se apresenta de forma gratuita?”, questionou. Na avaliação da gestora o encontro foi esclarecedor e motivador.
Roselaine que desenvolve um trabalho contínuo em Chapecó há quase uma década, apontou que enfrentar as dificuldades, como a falta de recursos que os municípios destinam para o setor, são o maior desafio. Por outro lado, com base nos resultados positivos apresentados este conceito vem mudando e os orçamentos têm sido mais confortáveis.
Até a edição da lei que instituirá o Sistema e do Plano Municipal de Cultura, o qual traçará as ações para o próximo decênio, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realizará uma série de eventos para definir as diretrizes e metas do projeto. Nesse novo cenário a participação popular será fundamental. Assim, a equipe responsável pelos estudos criou o blog culturaemfraiburgo.blogspot.com no qual a comunidade já pode participar enviando sugestões que serão avaliadas e posteriormente irão compor o documento final que será levado a Câmara de Vereadores para aprovação.


Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista




segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

DEPARTAMENTO DE CULTURA AMPLIA CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, abre um novo canal de comunicação com a classe artística e a comunidade fraiburguense. Com um blog e um e-mail especialmente destinados à ouvidoria cultural, o objetivo é divulgar as ações realizadas para o desenvolvimento do sistema e do plano municipal de cultura, além de receber solicitações e sugestões da população.


O Sistema Municipal de Cultura será desenvolvido ao longo de 2016, de forma democrática e participativa, de acordo com as normas do Ministério da Cultura. Com o sistema, também serão criados o Conselho de Políticas Culturais, o Fundo de Incentivo à Cultura, o Sistema de Indicadores e o Programa de Capacitação Continuada. Ao final, será discutido e elaborado, com audiências públicas e conferência, o Plano Municipal de Cultura, fechando o trabalho e indicando metas e procedimentos para o setor no município.

Mais informações, com o Departamento de Cultura, pelo telefone (49) 3246 0383 ou pelo e-mailculturaemfraiburgo@fraiburgo.sc.gov.br.

Imagem: Divulgação
Fonte: Departamento de Cultura
Ascom Município de Fraiburgo / Nathiara Borges - Publicitária

FRAIBURGO RECEBE ENCONTRO SOBRE AS DIMENSÕES DA CULTURA

Fraiburgo recebe a gestora Roselaine Vinhas para a mesa-redondaA Cultura e suas 

dimensões simbólica, econômica e cidadã, no dia 18 de janeiro, às 9h, na Casa da Cultura 

Lydia Frey. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e dá 


início à elaboração participativa do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Municipal de 

Cultura.

Além de Vinhas, a mediação será realizada por Adriano Santos, membro da setorial de Design do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Claudete Gheller Mathias, secretária de Educação, Cultura e Esportes, e Vânia Franceschi Vieira, gestora cultural do Departamento de Cultura.

O encontro é gratuito e aberto para toda a comunidade, tendo como público-alvo as instituições públicas e privadas da área da cultura, a classe artística e os produtores culturais do município. Serão ofertados certificados para os participantes. Mais informações, no Departamento de Cultura, pelo telefone (49) 3246 0383 ou pelo e-mail cultura@fraiburgo.sc.gov.br.


Roselaine Vinhas

Roselaine Vinhas é secretária de Cultura de Chapecó, compõe o Conselho Estadual de Cultura e é presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UNOESC e Música com habilitação em Canto pela UFPEL, possui especialização em Ensino da Arte - Fundamentos Estéticos e Metodológicos, pela FURB.
Possui ampla experiência na área de arte e cultura, com ênfase em gestão cultural, arte educação, regência para canto coral e preparação vocal.
Imagem: Divulgação
Fonte: Departamento de Cultura

Ascom Município de Fraiburgo / Nathiara Borges - Publicitária


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Brinquedos para a Educação Infantil


Ainda no final do ano de 2015 a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou investimentos em brinquedos para os Centros de Educação Infantil, reconhecendo a importância da brincadeira para o desenvolvimento intelectual, emocional e motor da criança. Os brinquedos foram distribuídos no início do ano letivo de 2016.







segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Ano letivo 2016

   No dia 06 de janeiro os Centros de Educação Infantil (CEI’s) iniciaram suas atividades, 

conforme  decidido em reunião em dezembro, entre os pais e a Secretaria de Educação do

Município.

  As demais escolas da Rede Municipal de Ensino, retornarão no dia 11 de fevereiro de 2016
.
Para os professores efetivos, o retorno será no dia 1º de fevereiro, pois a primeira semana 

será voltada ao planejamento e capacitação dos profissionais da educação. Professores 

ACT’s devem iniciar no dia 10 de fevereiro.


Informações da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Ascom Município de Fraiburgo 

Nathiara Borges - Publicitária

Centro de Educação Infantil Amábile de Carli Brandalise passará por ampliação

As obras para ampliação do Centro de Educação Infantil Amábile de Carli Brandalise já iniciaram.

O objetivo principal é adaptar o espaço a Educação Infantil além de ampliar a demanda atendida, reconhecendo a necessidade das famílias moradoras deste bairro. 





quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Refeitório EBM Santo Antônio

Ainda no ano letivo de 2015 foi realizada na EBM Santo Antônio uma importante obra: o fechamento lateral do refeitório da escola, possibilitando aos alunos maior conforto na hora do lanche, além do isolamento térmico em dias de frio e chuva.




terça-feira, 5 de janeiro de 2016