quarta-feira, 25 de maio de 2016

EDUCAÇÃO: LOUSAS DIGITAIS SÃO INSTALADAS EM TODAS AS SALAS DA REDE MUNICIPAL

        O primeiro semestre de 2016 deve encerrar na educação municipal de Fraiburgo com uma notável conquista. A conclusão do projeto de implantação de lousas digitais em todas as salas de aula de Ensino Fundamental - do 1º ao 9º ano - totalizando mais de 100 lousas instaladas nas 17 escolas da rede, localizadas nas zonas urbana e rural. 
Na última década o município de Fraiburgo acumula uma série de conquistas quando o assunto é tecnologia e educação. Foi o primeiro da região Meio-Oeste a apostar nas novas ferramentas informatizando as salas de aula, por meio de carteiras informatizadas, que agora são interligadas as lousas ampliando o leque de aprendizado.
Entre as justificativas do projeto a mais contundente afirma que o uso da lousa digital vem aprimorar a prática pedagógica. Em contrapartida busca, da mesma maneira, potencializar a dinâmica em sala de aula por meio dos recursos tecnológicos como vídeos, áudios e conteúdos que incentivem a participação, a curiosidade e a interatividade entre alunos e professores. O resultado direto tem sido o benefício a aproximadamente 4 mil alunos que hoje dispõem do método em sala. 
“O mais relevante é que o projeto não se limita à aquisição de equipamentos. A prioridade é oportunizar ao aluno e ao professor da escola pública um processo de ensino e aprendizagem potencializado pela tecnologia presente no mundo moderno”, ponderou a secretária municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias.

Educação Infantil

Preparando os alunos desde a infância a Secretaria de Educação também investiu na inserção de novas tecnologias na Educação Infantil. Como lembrou a secretária “o primeiro passo consistiu na aquisição de computadores para uso exclusivo dos professores durante sua hora-atividade”. Fato que permite ao professor estar constantemente pesquisando e aprimorando o trabalho pedagógico. 
Posteriormente, foram adquiridas mesas interativas conhecidas com “play table” estimulando o primeiro contato dos alunos com um material interativo e tecnológico. “As novas tecnologias têm um enorme potencial didático, podem motivar os jovens a aprender e são capazes de apresentar os conteúdos de forma inovadora e interativa. Esses novos recursos educacionais estão mudando a forma como ensinamos e aprendemos”, concluiu Claudete.


Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista







Nenhum comentário:

Postar um comentário