terça-feira, 10 de maio de 2016

Coordenadores da Educação Infantil e Gestores da rede municipal de ensino participaram de formação continuada



Nos dias 05 e 06 de maio, aconteceu uma Formação para os Gestores da rede municipal de ensino de Fraiburgo e Coordenadores da Educação Infantil.
A Formação teve como temática: “Gestão Pedagógica com foco no Trabalho com a família”, ministrada pelo professor Jorge Armando de Souza Bueno, Assessor Pedagógico do SEFE – Sistema Educacional Família e Escola.
O professor ressaltou a importância e a responsabilidade do trabalho do Gestor em sua unidade escolar, frisando que a escola tem objetivos comuns em relação ao trabalho com as famílias, com vistas à educação, assim é importante reafirmar qual o papel que o gestor ocupa neste processo. Destacou ainda, os seguintes pontos:

  • Ampliar o conhecimento dos gestores escolares acerca do material do Sefe destinado às famílias;
  • Possibilitar explorações intencionais e planejadas do material, com vistas à compreensão de sua potencialidade para o fortalecimento da necessária relação de parceria entre família e escola;
  • Aprofundar as discussões acerca da adjetivação deste conceito de parceria, que tem como base o diálogo e a participação;
  • Reforçar a importância desta articulação da relação entre família e escola para a aprendizagem efetiva de todas as crianças/estudantes;
  • Ampliar as reflexões das famílias sobre sua contribuição no desenvolvimento dos filhos e, ainda, sobre a importância da sua participação no processo educativo formal, para a formação integral das crianças/dos estudantes.
  • Oferecer às famílias recursos que as auxiliem na construção de conhecimentos sobre as questões relacionadas ao processo educativo, necessários para a participação efetiva na vida escolar dos filhos.
  • Sensibilizar as famílias sobre a importância de desenvolver nos filhos valores favoráveis ao estudo e à aprendizagem, bem como sobre a necessidade de acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem.
  • Fortalecer a relação de parceria entre escola e família, a fim de garantir a aprendizagem das crianças/dos estudantes.

  Ainda, foram realizadas no dia 04 de maio de 2016 visitas técnicas de acompanhamento Pedagógico nas Unidades Escolares de nosso município, sendo elas: Centro Educacional Municipal Antônio Porto Burda, Centro Educacional Municipal Professor Juviliano Manuel Pedroso, Centro de Educação Infantil Bela Vista, Centro de Educação Infantil Macieira e Centro de Educação Infantil Liberata. Durante a visita, o Professor Jorge Armando de Souza Bueno, conversou com os professores que trabalham com as turmas de Pré I e Pré II, referente a utilização do material apostilado Entrelinhas e a agenda, bem como também das suas dificuldades quanto ao material e a importância de utilizar o Portal , pois este oferece diversas sugestões de trabalho pedagógicos para o trabalho em sala de aula.







Nenhum comentário:

Postar um comentário