terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cultura Indígena – CEM Macieira

Mostrar aos alunos a “Cultura Indígena”, além de favorecer a compreensão da intencionalidade nas expressões artísticas de um povo é levá-los a conhecer a história do nosso país.
Considerando alguns desses aspectos, foi apresentado aos alunos do 2o ano A e B um pouco da cultura indígena, o artesanato, as danças, as ocas, analisando como a forma circular está presente nessas expressões. Visto que essa inspiração vem da ligação tão importante que os indígenas tem com a natureza (sol, lua, etc).
No artesanato, os alunos conheceram as mandalas. Os indígenas construíam suas mandalas com sementes e acreditavam que cada cor tinha um significado, por exemplo:
Vermelho – a cor do amor
Amarelo – a cor da concentração
Verde – a cor da cura
Laranja – a cor da energia
Branco – a cor da purificação
Após estudos e reflexões, cada aluno produziu sua “Mandala Indígena” com sementes.



Professora: Mirian Carla Cruz








Aluno 100% Presença - CEM Juviliano Manoel Pedroso

A CEM Prof. Juviliano Manoel Pedroso está desenvolvendo neste segundo semestre a Campanha  "Aluno 100% presença". A intenção é diminuir a infrequência escolar, já que na maioria das vezes o aluno não apresenta justificativa. 

Com a campanha "Aluno 100% presença" pretendem criar algo que estimule os alunos a não faltar. Vários cartazes foram espalhamos pela escola e as conversas com os alunos são diárias. No final do semestre os alunos que atingirem 100% de presença receberão um prêmio de incentivo.



sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Diretores analisam dados do Censo Escolar 2015

     Durante a data de 20 de agosto de 2015, estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação diretores e secretárias das unidades escolares com o objetivo de realizar conferência dos dados cadastrados no Censo Escolar 2015.

     O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

     Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.
     Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
     Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

Fonte:  http://portal.inep.gov.br/basica-censo



Projeto Expressão Corporal e Saúde - Parceria com Secretaria de Saúde

       Mais uma vez a Secretaria de Educação desenvolve atividade em parceria com a Secretaria de Saúde. O projeto "Expressão Corporal e Saúde " será desenvolvido no período de agosto a novembro de 2015 nas escolas CEM São Miguel e EMEF Prof Eurico Pinz. O público-alvo são adolescentes do 6o. ao 9o. anos.

As atividades são direcionadas para aproximadamente 60 meninas adolescentes, que frequentam do 5º ao 9º ano nas Escolas Eurico Pinz e São Miguel. O objetivo do trabalho é proporcionar as adolescentes um espaço de acolhida, reflexão, troca de informações e autoconhecimento, desencadeando assim, projetos e perspectivas para um futuro planejado, com vistas à realização pessoal.
Os encontros são semanais, nas quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, com duração de 4 meses, em local disponibilizado pela escola. Neste período as adolescentes contarão com suporte de equipe multiprofissional, composta por: educador físico, nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, médico e enfermeira.
Pela metodologia de trabalho as atividades desenvolvidas serão voltadas à promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, utilizando a expressão corporal como instrumento para construir um estilo de vida ativo e saudável.


Com informações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista







quarta-feira, 19 de agosto de 2015

OFICINA: BRINCAR, CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS

A IMPORTÂNCIA DESTAS ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

        A Secretaria de Educação através da Coordenação da Educação Infantil organizou no mês de julho uma oficina para confecção de materiais que serão utilizados na contação de histórias nos Centros de Educação Infantil.
         Durante o trabalho prático professores foram convidados a refletir sobre a importância do brincar na infância para o desenvolvimento integral da criança. 
      Brincar é diversão? Sim, mas não é só isso. Tem muito mais por trás de um jogo, de uma brincadeira de pega-pega, por exemplo. Estimular e proporcionar momentos para o brincar é essencial e fundamental para que a criança se desenvolva integralmente. Muitos adultos ainda pensam que brincar é perda de tempo. Pensando desta maneira, acaba criando um planejamento de trabalho muito formal para a criança, essa visão distorcida prejudica o desenvolvimento de forma ampla.
        Ao brincar a criança tem a oportunidade de começar e de controlar cada parte de sua atividade sem que ninguém lhe diga o que fazer. Brincar permite pensar sobre o mundo ao seu redor, desenvolvendo a autonomia. O brincar é uma das formas de despertar na criança habilidades que ela mesma desconhece. Ao brincar a criança explora o mundo e aumenta sua capacidade de perceber a si e ao outro.
       Os momentos de brincadeiras promovem o autoconhecimento corporal, fazem com  que a criança conheça seus limites e potencialidades, estimulam competências socio-emocionais, ajudam a moldar o cérebro, fortalecendo-o em todos os aspectos e fortalecendo também as relações socioafetivas. A criança aprende a ouvir, a relacionar-se , a respeitar aceitando as diferenças, desenvolvendo a atenção e o autocontrole. Brincar dá prazer, fortalece a saúde emocional e  incentiva o trabalho em equipe.
      Ao entrarmos no mundo da fantasia, seja com brincadeiras, músicas ou contando uma história proporcionaremos às crianças momentos de alegria e descontração, além de desenvolver valores, como respeito, amor ao próximo, controle emocional, etc.


Algumas sugestões para utilizar ao contar histórias:

  • Conheça a história antes de contá-la, senão ficará superficial, distante e sem emoção. A criança sente isso! Ao contar uma história é permitido sussurrar, falar alto, fazer caretas, entonação de voz diferente conforme a situação ou personagem, deixar o corpo fazer sua linguagem expondo os movimentos narrados;
  • Use todos os recursos possíveis, mas deixe a criança soltar a imaginação;
  • Lembre-se sempre que muito mais do que prender a atenção, a história precisa encantar, por isso muito cuidado, tenha sempre a história adequada  para cada faixa etária;
  • Procure diferenciar os personagens, interpretando cada um com suas particularidades, seja de fala, gestos, etc;
  • Conte história todos os dias, independente da faixa de idade das crianças;
  • Ao contar histórias, proporcione um ambiente agradável, deixe as crianças à vontade;
  • Escolha o repertório certo,  que envolva as crianças, antes mesmo de abrir o livro ou utilizar algum outro recurso, escolha sempre um tema que seja do interesse delas;
  • Conte e reconte as mesmas histórias.


     Sabemos a grande importância das atividades lúdicas, envolvendo jogos, brincadeiras, brinquedos, contação de histórias e músicas para o desenvolvimento cognitivo e intelectual de cada criança. Desta forma esperamos que o professor tenha consciência acerca da importância do seu total envolvimento e interação nos momentos de brincar, cantar, ouvir músicas e contar histórias para dessa forma proporcionar o efetivo desenvolvimento deste ser humano que é a criança em todos os aspectos.

"O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imagiar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto!" (ABRAMOVICH, 1995, p. 23)

Referência:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.










COMEÇARAM AS CAPACITAÇÕES VOLTADAS À 1ª SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA


EM Carlos Gomes
      A Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Nutrição Escolar promove entre os dias 19 e 23 de outubro a 1ª Semana da Alimentação Saudável na Escola, que traz o tema “100% de Saúde com 0% de Desperdício”. Idealizada pelas nutricionistas da Secretaria, Cecília Regert e Nathália Candeia objetiva conscientizar os educandos quanto importância de se alimentar de forma saudável.
     A ideia é, por meio de atividades práticas, promover a educação nutricional, evitando desperdícios, e em contrapartida estimular o trabalho em equipe, atingindo indiretamente as famílias dos estudantes. Com foco nestes resultados, as nutricionistas iniciaram no mês de julho a apresentação do projeto aos diretores das 15 escolas municipais que farão parte da proposta. Neste mês de agosto tiveram início as capacitações para alunos do 4º e 8º ano, que serão os multiplicadores dos demais alunos nas escolas.
    Segundo as nutricionistas esses treinamentos culminarão na Gincana Interescolar, voltada para alunos das séries iniciais e finais, a qual será realizada durante a Semana de Alimentação. As atividades da gincana serão focadas na Campanha contra o Desperdício de alimentos nas escolas, pesagem das sobras de alimentação escolar e na arrecadação de alimentos não perecíveis para posterior doação às famílias carentes do município. Além disso, paralelamente na Campanha de Publicidade realizada pelos alunos que vem recebendo o treinamento.
CEM Faxinal dos Carvalhos
      A organização programa para o último dia da semana, 23 de outubro, na Escola Bairro das Nações, a grande final da Gincana. Neste dia, o desempenho dos competidores será avaliado por um júri, formado por professores e pela secretária municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias. As duas escolas vencedoras receberão troféus e os multiplicadores medalhas.

Centros de Educação Infantil


     De acordo com as nutricionistas, apesar da proposta da Semana ser focada para as escolas, os Centros de Educação Infantis não ficarão de fora das atividades. Na última semana do mês de outubro, com o tema Crescendo Saudável, serão apresentados teatro de fantoches “A menina que odiava legumes” e músicas relacionadas ao incentivo de uma alimentação saudável. Todas as atividades serão animadas por duas mascotes, Verdulina e Frutolina. Os pais também receberão folder explicativo sobre alimentação infantil.

CEM Zenaide da Costa


A IMPORTÂNICIA DE CONTAR HISTÓRIAS E ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS - CEI Amábile

A leitura de histórias infantis  ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e da personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. A escola e a família devem estimular na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura se dá através de dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos professores quanto pelos pais).
A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.
As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequência lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estímulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc.
Por este contexto, é que cada vez mais as escolas e os pais devem adotar a literatura infantil para a educação das crianças, pois somente assim formarão adultos competentes e responsáveis pela formação de um mundo melhor.

A atividade descrita é a história de um castelo que construímos em nossa sala de aula.

Essa atividade foi desenvolvida pelas salas do PRÉ I “A” e PRÉ I “B”, do livro Entrelinhas. Com a colaboração de todos os alunos construímos um castelo com sucatas trazida pelos próprios alunos. Com castelo pronto os alunos com ajuda da família escreveram a sua história partindo do castelo confeccionados por eles.Com as histórias eles soltam sua imaginação e criatividade se sentindo os donos do castelo. A professora conta as histórias a todos os colegas em sala de aula. As crianças se sentem maravilhadas sendo as donas do castelo. A cada dia um aluno leva para casa e usa a imaginação para contar a sua história, e os demais alunos esperam ansiosos para chegar sua vez de escrever a sua história.

Turma Pré I"A"
Castelo Pré I "A"
Castelo Pré I "B"
Turma Pré I "B"



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dia do Meio Ambiente - Hora de Comemorar e Preservar - CEI Liberata

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos. Proteger a natureza não é só cuidar da mata atlântica, mas sim preservar cada lugar por onde passamos e cada ser vivo que encontramos pelo caminho.
Preservar o meio ambiente não é nada mais do que a nossa obrigação, pois o meio ambiente é o nosso lar. Para isso, não jogar lixo no chão, não fazer queimadas, em fim, não poluir o meio ambiente e também não maltratar os animais e as árvores. Temos que preservar o meio ambiente. No entanto, devemos plantar outras mudas e arborizar o meio ambiente, por que é o planeta onde vivemos e necessitamos dele para sobreviver.
Então, temos que ajudar o meio ambiente jogando lixo no lixo, acabando com as queimadas, com a poluição das águas dentre outras coisas. Se cada um fizer a sua parte contribuiremos por um planeta mais vivo e pensando nas futuras gerações. Portanto, devemos conscientizar aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude. Com o objetivo de despertar nas crianças ideias de como preservar o meio ambiente, sensibilizar de forma lúdica o uso sustentável dos recursos naturais por meio de suas próprias ações.
Na semana do meio ambiente as professoras junto com os alunos , exploraram o assunto meio ambiente de diferentes formas, não perdendo o foco do respeito e cuidado com o mesmo, e para encerramento das atividades coletivamente fizemos a plantação de árvores ao redor do CEI, cada turma plantou as suas e acompanharão o desenvolvimento da mesma, todos os dias.
CEI LIBERATA:
PROFESSORAS: ANDREIA PEREIRA, NANDINE GUEDES, FRANCIELI ALVES, DULCE DE MORAIS, ROSÂNGELA DORNELLES.
AUXILIARES: DIANA DA SILVA, GISELI PROENÇA DA SILVA, JANE MACHADO
DIRETORA: MICHELI HILDEBRANDO POLESE

















Literatura Infantil - CEI Zenaide da Costa

A literatura infantil abre portas para o universo da imaginação, dentro deste contexto nós professores do CEI Zenaide buscamos incentivar as crianças desde cedo a praticar a leitura e a escuta de diferentes gêneros literários. O habito da leitura além de ser fonte de lazer contribui para a formação de uma sociedade com cidadãos leitores, pensantes e mais críticos.
Buscar e reinventar novas alternativas para a Contação de Histórias faz do nosso trabalho um momento mágico, pois sabemos que cada fase da criança é única. Por isso, o professor precisa ter um olhar atento para observar as condições e as necessidades de seu grupo, preparar o ambiente e conhecer a historia faz toda a diferença, pois proporciona segurança e melhor interpretação, assim o momento do faz de conta se mistura a realidade do universo de cada criança. Ler ou contar histórias é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano, pois auxilia na formação da criança em relação a si mesma e ao mundo, á sua volta, os significados simbólicos da literatura infantil tornam a compreensão de certos valores básicos na conduta humana e social.
Turma Maternal I e Maternal II
Professoras: Vânia Maria Orlandi Félix

 Ivete Fátima Segala Puhl






terça-feira, 11 de agosto de 2015

Jogo Sempre Dez - CEM ANTONIO PORTO BURDA

Os alunos do 4° ano "A"  da Professora Claudete  Garcês da Cruz jogaram Sempre Dez com o objetivo de trabalhar Matemática de forma lúdica, desenvolvendo o raciocínio lógico.