segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Parabéns pelo seu dia!



Homenagem de todas às Diretoras e Equipe da Secretaria de Educação para nossa Secretária Elionete Francescatto Konkol pela passagem do seu dia.

Acontece em Fraiburgo a 3ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis


A 3ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis em Fraiburgo começou nesta segunda-feira (30) e segue até dia 04 de outubro. Alunos da rede municipal de Educação assistiram a primeira sessão na manhã de hoje (30). Muitos pela primeira vez puderam sentir a emoção e a sensação de estar em uma sala de cinema.

A programação infantil ocorre no Centro Cultural Egon Frey. As sessões são gratuitas e no dia 05/10 será aberto ao público. A mostra de cinema é uma Parceria entre Centro Cultural Egon Frey, Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Fraiburgo.

Filmes

A mula teimosa e o controle remoto
Helio Villela Nunes, ficção, SP, 2011, 15’15’’
A história de uma amizade num duelo sem palavras.

Cadê meu rango?
George Munari Damiani, animação, SP, 2012, 4’10’’
Bernard, preguiçoso e solitário, leva a vida tranquilamente em seu aconchegante lar. Certa manhã vai pegar sua comida, mas não a encontra. Quem pegou? Bernard encara o roubo como um desafio e busca formas de encontrar esse ‘ladrão’.

Sonhando passarinhos
Bruna Carolli, ficção, DF, 2011, 11’
Era uma vez uma menininha que olhava para o céu e nele enxergava a felicidade. Uma felicidade feita de sonhos, passarinhos e pregadores de roupa.

O fim do recreio
Hélder Nóbrega, animação, SP, 2012, 3’50’’
No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história.

Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pelo telefone 3908 2002 ou pelo e-mail temporada@fraiburgo.sc.gov.br.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Projeto “Grupo De Apoio Sócio-Educativo de Pais na Escola”


Uma das metas da política municipal de Educação, é aproximar os pais da escola, pois  Educação se faz com essa parceria. A Assistente Social da Secretaria Mun. de Educação, Mavis G.S.Cezar Borszcz, deu início neste segundo semestre ao Projeto “Grupo de Apoio Sócio-Educativo de Pais na Escola” que tem como objetivo auxiliar e debater assuntos relacionados a educação na infância e adolescência, relacionamento pais e filhos. O projeto é desenvolvido através de dinâmica de grupo, com pais das escolas do Bairro São Miguel. Os encontros acontecem mensalmente, no auditório da Escola Eurico Pinz. Pais ou responsáveis interessados em participar, que moram no Bairro São Miguel, deverão cadastrar seu nome na Escola onde seu filho estuda. O próximo encontro está agendado para o dia 18 de Outubro (em uma sexta-feira) às 14h30m. na Escola Eurico Pinz. “Recomendamos aos pais recordarem sempre a necessidade de educar de modo a não ser necessário reformar mais tarde, que tudo se processe corretamente desde o próprio início”. (Makarenko)

Apoio para implantação da escola de pais: Uma meta da Secretaria Municipal De Educação De Fraiburgo.



A Assistente Social Mavis G. Schleder Cezar Borszcz e a auxiliar administrativa Lilian Schimer participaram do XXXV Encontro Estadual da Escola de Pais, realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro na cidade de Chapecó. A Escola de Pais é uma associação da sociedade civil, de abrangência nacional, voluntária, sem fins lucrativos, e que possui um reconhecido e experiente trabalho em ajudar os pais a entenderem melhor as atuais transformações e mudanças constantes da vida moderna, no que se refere a educação dos filhos.

Um dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação é aproximar sempre mais os pais da escola, neste sentido, uma das metas é implantar a Escola de Pais no município de Fraiburgo.

A Secretaria de Educação disponibilizou sua equipe e comissão de trabalho, constituída pela Assistente Social Mavis G. Schleder Cezar Borszcz, Coordenadores do Ensino Fundamental: Elizabete Francescatto, Frederico Idalcir Colombelli para acompanharem a Escola de Pais que há 18 anos atua no município de Videira.

Os primeiros encontros com a Escola de Pais de Videira iniciaram no mês de julho. A partir daí, começa a próxima etapa que é buscar voluntários na comunidade, dispostos a receber a preparação necessária por meio de capacitações que serão realizadas com a Escola de Pais do município de Videira, para somente a partir daí com um grupo de voluntários preparados pela Escola de Pais de Videira, iniciarem as atividades na comunidade de Fraiburgo, por meio de um trabalho conjunto com as escolas desse município.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A Secretaria Municipal De Educação participa da Escola De Pais Em Videira.


Uma comissão de professores das escolas da rede municipal e Centros de Educação Infantil, e algumas pessoas voluntárias da comunidade, iniciaram na noite de ontem (23/09/13) o primeiro seminário da Escola de Pais, que tem como objetivo a tratativa de temas relacionados a convivência familiar, maternidade e paternidade responsável.

A Escola de Pais tem como Missão: “Ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos”. A participação no seminário, é inicialmente uma preparação para que no próximo ano possamos alcançar a meta de implantar a Escola de Pais no município de Fraiburgo, considerando que o trabalho muito beneficiará a comunidade local.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fraiburgo é destaque na Conferência Regional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente


Com o objetivo de fortalecer e incentivar a educação ambiental nas escolas, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, por intermédio da Gerência Regional de Educação (Gered), realizou nesta terça-feira, 17, a Conferência Regional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. Entre professores e estudantes da rede pública e da rede estadual, o evento reuniu mais de 100 pessoas dos municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará, Pinheiro Preto, Iomerê, Salto Veloso e Arroio Trinta. A Conferência foi realizada no Cetrevi, em Videira.

Fraiburgo participou com 7 escolas municipais com projetos nos elementos “água, terra e fogo”, sendo elas: Escola Básica Municipal Santo Antônio (água), Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof Eurico Pinz (água), Centro Educacional São Sebastião (fogo), Escola de Educação Básica Padre Biagio Simonetti (fogo), Centro Educacional Municipal São Miguel (fogo), Escola de Ensino Fundamental Bairro das Nações (terra) e Centro Educacional Municipal Zenaide da Costa (terra). No elemento “fogo” Fraiburgo ficou com Primeiro, segundo e quarto lugar. No elemento “terra” disputando contra 22 escolas Fraiburgo ficou em segundo lugar e no elemento “água” segundo e quarto lugar. Ao todo foram 40 escolas disputando uma vaga para escola municipal e duas vagas para escolas estaduais.

Para a Secretária de Educação Elionete Francescatto Konkol a escola é um local onde se desenvolvem atividades educativas permanentes e continuadas sensibilizando as pessoas para a construção de conhecimentos valores atitudes voltadas para a construção de uma sociedade justa e sustentável e reforça “quero salientar que a escola sustentável não é somente uma proposta preventiva para evitar problemas, mas um caminho de construção de sociabilidade solidária de mudança de atitudes e qualidade de vida, agora vamos em busca da vaga para ir à Brasília”.



Trabalhos Selecionados:

Água:
  • Água: Um Bem da Natureza em Benefício da Humanidade - Escola de Educação Básica 25 de Maio, de Fraiburgo; 
  • Atitudes Sustentáveis na Escola: Casa Modelo Sustentável – Escola de Educação Básica Cacília Vivan, de Salto Veloso. 

Fogo:
  • Pedalando: Promovendo Saúde e Gerando Energia – Centro Educacional São Sebastião, de Fraiburgo. 

Terra:
  • Integrando Escola e Natureza com Espaços Sustentáveis. Horta Escolar e Sala ao Ar Livre – Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm, de Videira.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cantinho da Leitura

CEM São Sebastião
Professora SANDRA TERESINHA GEBROSKI


No cantinho da leitura do 3º ano os livros ficam a disposição dos alunos para que os mesmos durante as aulas de leitura possam escolher os livros que queiram ler e também após a realização das atividades o aluno pode escolher um livro para leitura enquanto os demais terminam de realizar as atividades.
Os livros ficam na parede em um expositor feito em EVA e também expostos em carteiras para que o aluno tenha acesso a todos os livros que recebemos tornando-se assim um ambiente atrativo para as crianças.
                Os alunos gostam muito de ler e também trocam informações com os colegas sobre livros que já leram e também gostam de contar para os demais as histórias lidas por eles.