terça-feira, 30 de abril de 2013

Mensagem à todos os trabalhadores fraiburguenses


Eleito novo conselho de alimentação escolar 2013/2017 em Fraiburgo



No último dia 29 de abril, no auditório da Secretaria de Educação foram escolhidos os novos representantes do Conselho de Alimentação Escolar, são eles:

Representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica Pública Municipal:

Titular: Rosecler Pimentel de Paula

Suplente: Vânia Aparecida F. Kaefer

Secretaria/ Titular: Geisa Karine Soligo

Suplente: Ivonete de Fátima de Oliveira


Representantes do Poder Executivo:

Titular: Ruthnea Bernadete Fernandes Fritzen

Suplente: Simone Patrícia Hepp


Representantes de Professores da Educação Básica Pública Municipal:

Presidente/ Titular: Marcia Aparecida Cruz

Suplente: Marlene Inês Golin

Vice Presidente/ Titular: Tatiana Rezzadori

Suplente: Maria da Gloria Palhano


Representantes das Entidades Civis:

Titular: Gerusa Aparecida Rossi

Suplente: Valcir Gaio


Titular: Elinilce Dalagnol

Suplente: Anilson Miguel Pires

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pais e Professores dos Pré II da rede municipal de ensino recebem capacitação


Nos dias 17 de 18 de abril no auditório da Secretaria Municipal de educação estiveram reunidos os professores dos Pré II para participar da capacitação com o tema: “ Amor, cuidado e educação”, com a professora Rita de Cassia de Souza do Sistema Educacional Família e Escola – SEFE da cidade de Curitiba – PR. Nesta capacitação os professores tiveram a oportunidade de participar de palestras e também de oficinas pedagógicas, que irão auxiliar no dia à dia e desenvolvimento das atividades dentro das salas de aula. 

No dia 17 à noite os pais também participaram de uma palestra com o tema: “Família e Escola”, nas dependências do Clube da Melhor idade Flor de Maçã, onde foi destacado a importância da participação da família nas atividades da escola. Na avaliação dos pais a palestra serviu para mostrar que, se a escola e a família se unem com dedicação em torno do objetivo comum de educar uma criança, esta terá ampliada a sua condição de desenvolvimento pessoal e social. 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Organização da Conae 2014 realiza videoconferência na próxima segunda




Dessa vez, a videonferência será dedicada especialmente aos representantes municipais das conferências educacionais preparatórias para a Conae 2014. O objetivo é apresentar aos colaboradores o sistema de eventos da Conferência e orientar sobre a utilização das ferramentas.

A videoconferência será realizada na próxima segunda-feira (29), de 14h às 18h. Os interessados em participar devem acessar o link disponível no final da página.

A última videoconferência, cuja finalidade foi mobilizar os Fórum Estaduais de Educação, realizada no dia 14 de março, surpreendeu a expectativa dos organizadores.

A participação dos representantes é essencial para mobilização e preparação para Conae 2014!

Link acompanhar a videoconferência (disponível somente no dia 29/04): http://portal.mec.gov.br/conae/transmissao

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Secretaria de Educação adquire teste WISC III para crianças


Nesta semana a Secretaria de Educação de Fraiburgo adquiriu  mais um instrumento para o auxilio dos testes psicológicos que são aplicados nas escolas,  o WISC-III, Escala de Inteligência Wechsler para Crianças tem por finalidade avaliar a capacidade intelectual de crianças. Para a coordenadora pedagógica de educação inclusiva, Maria Aparecida de Barros Balestrin, o WISC-III pode ser utilizado para diferentes finalidades, como por exemplo: avaliação psicoeducacional, diagnóstico de crianças  em idade escolar, avaliação clínica, neuropsicológica e pesquisa. Com aplicação do mesmo podemos ter parametros para elaboração de  uma programa educacional específico para cada caso.





segunda-feira, 22 de abril de 2013

ENCONTRO PNAIC

Na noite de 22 de abril acontece mais uma etapa do Programa Pacto Nacional  pela Alfabetização na Idade Certa na EBM Santo Antônio.


Rede de ensino municipal inicia conselho de classe participativo



Na manhã desta segunda feira (22) iniciou-se mais um importante passo na Educação de Fraiburgo. O conselho de classe participativo. Durante toda a semana os professores estarão reunidos com pais e alunos, expondo notas, desempenho e dificuldades que os alunos estão enfrentando dentro da sala de aula e o que podem melhorar. O responsável e o aluno entram um por vez na sala do conselho, ouvem as notas, observações sobre o aluno e o pai auxilia na cobrança em casa.

Atualmente em Fraiburgo somente a Escola Eurico Pinz no Bairro São Miguel contava com esta forma de conselho de classe. Neste ano de 2013, todas as escolas de Fraiburgo começaram a implantar a forma de apresentar aos pais e interagir na educação da criança, pois se os pais sabem o que esta acontecendo dentro da sala de aula, desempenho do seu filho, ele pode auxiliar em casa, cobrando e fiscalizando o que o seu filho esta aprendendo e se tem dificuldades em alguma matéria. Na opinião de pais que nunca haviam participado deste tipo de conselho, acreditam que agora auxiliando o professor e cobrando seu filho em casa mais empenho e responsabilidade no seu estudo, as notas devem melhorar e o aprendizado também.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Alunos do C.E.I e C.E.M Antônio Porto Burda, realizam caminhada pelo Bairro São Miguel



Alunos do C.E.I e C.E.M Antônio Porto Burda, realizam caminhada pelo Bairro São Miguel com faixas com o tema “C.E.M Antônio Porto Burda” Família e escola: 20 anos preparando para a vida!. A caminhada faz parte das comemorações do 20º aniversário da escola. Pela Manhã os alunos tiveram um momento de reflexão com o Professor Frederico Colombelli, a apresentação musical do professor Marcos Gomes de Campos, a apresentação do Karatê-Dô cidadão do futuro e a apresentação de uma peça de teatro feita pelos alunos do C.E.I encenando o começo das aulas e atividades da escola em 1993. O Assessor e gabinete João Albino de Barros representou o Prefeito Ivo Biazzolo e falou da importância desta data para os alunos e para a comunidade. A secretária da Educação Elionete Francescatto falou do tempo em que trabalhou como professora e os trabalhos desenvolvidos diretamente com toda a comunidade. Após as apresentações a Secretária e os diretores foram homenageados com flores e em seguida todos foram para a caminhada pelas ruas do Bairro São Miguel. 
O evento contou com a ilustre presença da primeira diretora do C.E.M Antônio Porto Burda, o "CAIC", a Senhora Erminda Tilp, reencontrando alguns colegas e alunos das primeiras turmas que estudaram no "CAIC".

Usabilidade do e-Proinfo

Vinte Educadores da Região do meio-oeste e planalto norte estão participando do Curso de Formação Continuada – Novo e-Proinfo: ambiente virtual de aprendizagem. A Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo tem a oportunidade de participar do evento, que conta com a participante Jussara Bridi de Oliveira, Coordenadora Pedagógica de Tecnologias Educacionais.
A formação está sendo realizada nos dias 16, 17 e 18 de abril, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Videira.
É grande a expectativa em relação a esse curso, visto a possibilidade de utilizar a nova plataforma e-Proinfo como ambiente para viabilizar os cursos de formação continuada nas modalidades semi-presenciais e a distância.


Fonte: http://www.nte.sed.sc.gov.br/videira

quarta-feira, 17 de abril de 2013

C.E.I. e C.E.M. Antônio Porto Burda iniciam comemorações do 20º aniversário



Aconteceu na tarde desta quarta-feira (17) no ginásio de esportes do C.E.I. e C.E.M. Antônio Porto Burda a abertura oficial das comemorações do 20º aniversário da escola. Alunos, professores e diretores da rede de ensino de Fraiburgo estiveram presentes. A Secretária de Educação Elionete Francescatto Konkol em seu discurso disse o quanto estava feliz neste dia, de poder estar comemorando juntamente com a comunidade e a escola este importantíssimo aniversário e que não tinha mais palavras para descrever a emoção que estava sentindo no momento. As festividades continuam até o próximo dia 19/04.


Professoras do AEE e Psicólogas participam de Congresso sobre Autismo


Aconteceu neste final de semana (12 e 13/04) o Congresso de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento/Autismo – Avaliação e Intervenção Clínica e Educacional, nas dependências do Hotel Renar e promovido pelo Incape.
Tivemos a oportunidade de participar de palestras com o fonoaudiólogo e professor Miguel Higuera Cancino, Chileno, que além de especialista no assunto tem um filho Autista, o qual falou das características, do dia a dia e de formas de intervenção com uma pessoa autista, tirando muitas dúvidas. O renomado médico Dr. Egon Frantz, neuropediatra que já trabalhou em Fraiburgo e que atualmente trabalha em Blumenau deu ênfase a farmacologia, o efeito da medicação numa criança autista e por fim, a psicóloga Dra. Viviane Costa de Leon que falou sobre os métodos de avaliação e intervenção com alunos Autistas, como o método Teacch, mais conhecido e utilizado no Brasil.
Contamos com a presença do Deputado Estadual Nei Ascari, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Marlete Grando uma mãe fraiburguense e exemplar que sempre lutou pelos direitos da pessoa Autista e que terá uma Lei estadual com seu próprio nome, representando esta luta diária pela causa.
Mais de 270 pessoas participaram deste evento, sendo que pais, professores e psicólogos de todo o Estado se fizeram presente. Foi um excelente curso e nós agradecemos a Secretaria de Educação por nos proporcionar mais esta oportunidade de conhecimento e com certeza melhoria no trabalho desenvolvido nas escolas.

Secretaria de Educação e Acadêmicos chegam a um acordo e criam o manual do acadêmico



Na manhã desta quarta feira (17) na Secretaria de Educação, estiveram reunidos os membros da comissão dos acadêmicos, o Diretor de Transporte Ademar de Deus, o Gestor Público Robertson Muniz Parize e a Secretária da Educação Elionete Francescatto para apresentar a proposta aos universitários de como será realizado o transporte para os universitários.

Ao todo são 380 universitários que se deslocam para outras cidades. O município de Fraiburgo disponibiliza 5 ônibus para o transporte dos mesmos. E na manhã de hoje foi apresentado o manual do acadêmico, onde consta informações necessárias e importantes, como datas, locais de embarque, horários e quantidades de passagens. Ficou definido que a partir de agora não haverá mais passagens datadas e sim com prazo de validade, onde após o período, o mesmo não será mais aceito. Blocos de 08, 12, 24 e 26 passes estarão à disposição do acadêmico. O manual estará disponível no site da prefeitura para eventuais dúvidas que venham a surgir. A comissão dos acadêmicos ficou muito satisfeita com a proposta apresentada e levará aos demais as decisões tomadas e acordadas nesta manhã. As mudanças já entram em vigor a partir do próximo mês.


MANUAL TRANSPORTE ACADÊMICO

Conforme Processo Administrativo Licitatório nº 086/2011 – Contrato CT11PMF148 o Município de Fraiburgo apenas poderá fornecer transporte aos alunos que freqüentam curso de nível superior nas cidades de Videira e Caçador.

  1. Relação de pontos por ônibus
Segue abaixo a relação dos atuais pontos de embarque dos acadêmicos:


ÔNIBUS LINHA 01 - BAIRRO MACIEIRA                                
(Fraiburgo – Videira)

PONTOS DE EMBARQUE:                          

       PARTIDA 17h55     

       1)  PONTO ONIBUS NO BAIRRO MACIEIRA  
Rua Melrose Frente Posto Saúde
                         
       2)  SUPERMERCADO MIRANDA
Rua Wilson Ribeiro de Souza S/N – (Bairro Liberata)

       3)  TREVO LIBERATA    
            Lado da Rodovia SC 456 - Sentido Fraiburgo

       4)  EMPRESA AGROPEL    
RODOVIA SC 456 S/N

       5)  POSTO PORTAL
RODOVIA SC 456 S/N          
      
       6)  Universidade Alto Vale do Rio do Peixe ( UNIARP) 
Avenida Carlos Maister S/N

       7)  SUPERMERCADO ZABLOSKI
Rua Idamir Bogoni S/N
     
       8)  TERMINAL RODOVIÁRIO
Avenida Anita Garibaldi, 185

       9)  HOSPITAL
Avenida João Marques Vieira, 975  

  
    ÔNIBUS LINHA 02 - BAIRRO SÃO MIGUEL
    (Fraiburgo – Videira)

      PONTOS DE EMBARQUE:                           

            PARTIDA 18h10

            1)   SUPERMERCADO CARELLI
                  Rua Vicente Francescatto, S/N

2)     ESCOLA ANTÔNIO PORTO BURDA (CAIC)
      Avenida Pedro Gianello  S/N

3)     SUPERMERCADO ZANON
       Avenida Michelli Simonetti

            4)    SUPERMERCADO ZORNITA
       Avenida Michelli Simonetti

5)     ANTIGO DIORAMA
      Rua Arcângelo Marafon S/N

            6)   PONTO DE ÔNIBUS DA VILA SALETE
                  Em Frente Escola Zenaide – Rua 01 Janeiro

            7)   COOPERATIVA COOPERFRAI
                  Avenida Videira

            8)   LINHA 10 DE NOVEMBRO
                   RODOVIA SC 453 – Próximo ao Ponto de Ônibus

9)     EMPRESA ATERPLAN
      RODOVIA SC 453

 
   ÔNIBUS LINHA 03 – BAIRROS SÃO JOSÉ E JARDIM AMÉRICA
   (Fraiburgo – Videira)

   PONTOS DE EMBARQUE:                          
 
             PARTIDA 18h15

            1)   SUPERMERCADO RIZOLIS
                  Avenida Anita Garibaldi

            2)   IGREJA SÃO JOSÉ
                  Rua Adalberto Burda

            3)  ANTIGO MERCADO JOTA
                 Rua Adalberto Burda

             4)  IGREJA JARDIM AMÉRICA
                 Rua Colômbia S/N 

            5)  DELEGACIA DE POLÍCIA DE FRAIBURGO
                 Avenida Caçador

            6)  SUPERMERCADO SERVELAR
                 Avenida Rene Frey, 569

            7)  ESPAÇO KENGOS
                 Avenida João Marques Vieira  S/N


   ÔNIBUS LINHA 04 - BAIRRO CENTRO
   (Fraiburgo – Videira)

   PONTOS DE EMBARQUE:
                       
            PARTIDA 18h20

            1)   BANCO ITAU
                  Avenida Nereu Ramos

            2)   LOJA EDJU
                  Avenida Nereu Ramos, Esquina C/ Rua Mar-Ly

              3)   ESPAÇO KENGOS
                     Avenida João Marques Vieira

4)     BELA VISTA – RAMPA – PRÓXIMO AO PARQUINHO
                  Esquina Av. Brasil C/ João M.Vieira


   ÔNIBUS LINHA 05 - BAIRRO LIBERATA
   (Fraiburgo – Caçador)

   PONTOS DE EMBARQUE:

               PARTIDA 17h40

1)         TREVO LIBERATA
                      Lado da Rodovia SC 456 - Sentido Fraiburgo

               2)   Universidade Alto Vale do Rio do Peixe ( UNIARP) 
                     Avenida Carlos Maister S/N

               3)   SUPERMERCADO ZABLOSKI
                     Rua Idamir Bogoni S/N

               4)   ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ
                     Rua Edson Luiz Chelly, S/N

               5)   IGREJA SÃO JOSÉ
                     Avenida Adalberto Burda
  
               6)   ANTIGO SUPERMERCADO JOTA
                     Avenida Adalberto Burda S/N

               7)    DELEGACIA DE POLÍCIA DE FRAIBURGO
                      Avenida Caçador

               8)   MERCADO BORGES / COOPERCON
                      Avenida Videira

               9)   COOPERATIVA COOPERFRAI
                     Avenida Videira

              10) PONTO DE ÔNIBUS NO DISTRITO DO RIO DAS PEDRAS

 
  ÔNIBUS LINHA 06 - BAIRRO SÃO MIGUEL
  (Fraiburgo – Caçador)

   PONTOS DE EMBARQUE:                          

               PARTIDA 17h40

1)         ESCOLA ANTÔNIO PORTO BURDA (CAIC)
                     Avenida Pedro Gianello S/N

2)         SUPERMERCADO ZANON
                     Avenida Michelli Simonetti

3)         ANTIGO DIORAMA
                      Rua Arcângelo Marafon S/N

4)      PONTO DE ÔNIBUS DA VILA SALETE
                        Em Frente Escola Zenaide – Rua 01 Janeiro

5)      PRAÇA DO GLOBO
      Rua Nereu Ramos S/N

6)      SUPERMERCADO SERVELAR
       Avenida Rene Frey, 569

 7)     ESPAÇO KENGOS
          Avenida João Marques Vieira  S/N

8)         HOSPITAL
      Avenida João Marques Vieira, 975 

9)         PONTO DE ÔNIBUS NA RODOVIA SC 456
       Entrada Bairro São Sebastião

10)     LINHA 10 DE NOVEMBRO
                        RODOVIA SC 453 – Próximo ao Ponto de Ônibus

SENAI – IFC
(Fraiburgo – Videira)

LINHA 07 – SAÍDA 06h20 - BAIRRO SÃO MIGUEL
LINHA 08 – SAÍDA 12h30 - BAIRRO SÃO MIGUEL  
LINHA 09 – SAÍDA 18h10 – BAIRRO SÃO MIGUEL

   PONTOS DE EMBARQUE:                          

   1)   SUPERMERCADO CARELLI
          Rua Vicente Francescatto, S/N

2)       ESCOLA ANTÔNIO PORTO BURDA (CAIC)
      Avenida Pedro Gianello S/N

3)      SUPERMERCADO ZANON
          Avenida Michelli Simonetti

   4)   SUPERMERCADO ZURK
         Avenida Guilherme Pinz
   
    5)   SUPERMERCADO ZORNITA
Avenida Michelli Simonetti

6)   ANTIGO DIORAMA
Rua Arcângelo Marafon S/N

     7)   PONTO DE ÔNIBUS DA VILA SALETE
         Em Frente Escola Zenaide – Rua 01 Janeiro

     8)   PRAÇA DO GLOBO
        Rua Nereu Ramos S/N

     9)   TERMINAL RODOVIÁRIO
            Avenida Anita Garibaldi, 185

    10)   SUPERMERCADO ZABLOSKI
           Rua Idamir Bogoni S/N

    11) ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ
           Rua Edson Luiz Chelly, S/N

     12)  ANTIGO MERCADO JOTA
            Rua Adalberto Burda

    13)  DELEGACIA DE POLÍCIA DE FRAIBURGO
          Avenida Caçador

    14)  ESPAÇO KENGOS
          Avenida João Marques Vieira  S/N
     
15)   HOSPITAL
       Avenida João Marques Vieira, 975 






16)    PONTO DE ÔNIBUS NA RODOVIA SC 456
         Entrada Bairro São Sebastião

    17)  LINHA 10 DE NOVEMBRO
                          RODOVIA SC 453 – Próximo ao Ponto de Ônibus

  1. Passagens
A passagem emitida pela Secretaria da Educação é a única forma que o acadêmico possui para utilizar o transporte.

    1. Tipos
                                          i.    Passe Avulso
Esse tipo de passagem não possui quantidade mínima para ser solicitada, portanto o acadêmico poderá solicitar quantas quiser.

Essa passagem possui como data de validade o final do semestre do ano letivo.

A tabela abaixo contém o preço do passe avulso

Cidade
Valor (R$)
Videira
8,05
Caçador
11,27


                                        ii.    Bloco de Passes
O bloco de passagens somente poderá ser solicitado nas quantidades especificadas na tabela abaixo:

Destino Videira
Valor do passe por dia R$ 3,62*
Descrição
Quantidade de Passes
Valor (R$)*
Bloco V1
08
28,96
Bloco V2
12
43,44
Bloco V3
24
86,88
Bloco V4
26
94,12
*valores aproximados


Destino Caçador
Valor do passe por dia R$ 4,49*
Descrição
Quantidade de Passes
Valor (R$)*
Bloco C1
08
35,92
Bloco C2
12
53,88
Bloco C3
24
107,76
Bloco C4
26
116,74
* valores aproximados

Segue abaixo tabela com a validade das passagens:

Mês de Referência
Validade Passagens
Maio
22.06.2013
Junho
20.07.2013
Julho
17.08.2013
Agosto
21.09.2013
Setembro
19.10.2013
Outubro
23.11.2013
Novembro
07.12.2013
Dezembro
07.12.2013

As passagens não serão datadas. Apenas haverá a data de vencimento(tabela acima), sendo que após essa o acadêmico não poderá mais utilizá-las e nem trocá-las.

    1. Processo de emissão dos passes

Segue abaixo ilustração do processo para emissão de passes: