quinta-feira, 28 de março de 2013

Feliz Páscoa a todos!!!

Páscoa é tempo de amor, de família, de agradecermos por tudo o que temos e por tudo o que teremos.

Páscoa é um sentimento nos nossos corações de Esperança, Fé, Confiança e Amizade.

Que nesta Páscoa nossos corações estejam unidos pelos laços de amor e alegria de nossa amizade

Feliz Páscoa!

São os votos da Equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes


A coelhinha da Páscoa passou pela Secretaria de Educação... 


sexta-feira, 22 de março de 2013

Abertura PNAIC

Na noite de 21 de março aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento reuniu autoridades locais como o Excelentíssimo prefeito Ivo Biazzolo, a Secretária de Educação Elionete Francescatto Konkol, Coordenadora e Orientadoras locais do PNAIC, além de professores, diretores e coordenadores das Unidades Escolares.
O evento contou com a interpretação do Hino de Fraiburgo pela aluna Camila Fragoso. O prefeito Ivo Biazzolo destacou em seu discurso a importância dos professores na formação dos alunos e seu compromisso com a valorização dos funcionários da rede municipal. Já a Secretária Elionete Francescatto Konkol destacou seu anseio juntamente com os professores presentes em cumprir o desafio de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. O aluno Pedro Augusto da Silva Morais, representou nosso município no ano de 2012 na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e foi convidado a declamar seu poema "Um cantinho do Brasil", todos ficaram emocionados. A abertura contou com uma palestra feita pela professora Mestra da UNOESC Srª Magali Beatriz Augusto a qual possibilitou a todos os presentes fazer uma breve e profunda viagem sobre o processo de alfabetização ao qual fomos atores e agora seremos autores de um processo que precisa ser refletido e compreendido por todos nós. Nosso próximo encontro ficou marcado para o dia 01 de abril (segunda-feira) as 19 horas na Escola Santo Antônio.
















Confira Lista de Presença





quinta-feira, 21 de março de 2013

Inicia curso Tecnologias em Sala de Aula

Iniciamos hoje o curso Tecnologias em Sala de Aula com a Oficina "Interagindo com a Lousa Digital".

O curso é destinado aos professores que integram o Programa Aprendizagem Tecnológica. Os professores tiveram a oportunidade de conhecer algumas das possibilidades que a lousa interativa digital oferece para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares.


Parabéns aos professores que participaram desta etapa do curso, pelo interesse e envolvimento nas atividades.

terça-feira, 19 de março de 2013

Fraiburgo rumo a Alfabetização na Idade Certa

Iniciamos nesta segunda-feira (18 de março) um levantamento com professores da rede municipal de ensino para organizarmos as turmas de estudo que farão parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
A Coordenadora Municipal juntamente com a Orientadora de Estudos Elizabete Maria Francescatto visitaram todas as escolas municipais deixando as orientações para aqueles professores que desejam participar da formação continuada e uma ficha de inscrição a qual deverá ser preenchida e devolvida na SME. O sistema dentro do SIMEC ainda não está liberando para o cadastramento dos professores mas esta ficha de inscrição facilitará o trabalho quando aberto.
Um dos diferenciais deste programa é que os professores que estavam cadastrados no Senso Escolar em 2012 e este ano atuam em turmas do 1º, 2º ou 3º ano receberão uma bolsa mensal no valor de R$200,00. Os professores que atuam nestas turmas mas não estavam no Senso Escolar também poderão participar da formação mas sem direito a bolsa. 
Para visualizar o documento completo acesse:
E para visualizar a ficha de inscrição acesse:



segunda-feira, 18 de março de 2013

Encontro de área dos professores de Salas Informatizadas

Nos dias 13 e 18 de março aconteceram encontros com todos os professores/monitores das Salas Informatizadas das escolas da rede municipal.


No momento foram abordados os seguintes assuntos:
  • Funcionamento e regras da Sala Informatizada
  • Modelo de Plano de Aula
  • Atribuições dos professores/monitores
  • Funcionamento dos Telecentros
  • Texto: Como Montar o Laboratório de Informática
  • Atualização dos blogs das escolas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Secretária de Educação, Coordenadora Municipal e Orientadoras de Estudo participam da abertura oficial do PNAIC realizado pela Gered de Videira

Na noite da última quarta-feira 13 de março a  Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, por meio da Gerência Regional de Educação (Gered), realizou  a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), envolvendo a rede estadual e municipal de ensino dos sete municípios de abrangência da SDR. O evento aconteceu no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Videira, e reuniu aproximadamente 300 profissionais da educação, entre professores de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental, diretores de escolas, coordenadores e orientadores do PNAIC e secretários municipais de educação. 
De maneira muito solícita recebemos um convite e participamos desta aula inaugural que teve como palestrante a professora Mestra em Educação Magali Beatriz Augusto que destacou a evolução da alfabetização no Brasil com o tema " Alfabetização, Letramento e Cidadania".



terça-feira, 12 de março de 2013

Conselho de Alimentação Escolar realizou visita técnica


Cumprindo um dos objetivos de criação e executando uma ação que vem sendo praxe na gestão, integrantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE realizaram visita técnica a cozinha da Escola de Ensino Fundamental Bairro das Nações.
O grupo foi acompanhado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cecília Regert a qual informou que os conselheiros realizaram a degustação da refeição servida no dia 6 de março e acompanharam a distribuição do lanche no período da manhã. Também aproveitaram a oportunidade para conversar  com os alunos a respeito da qualidade da alimentação servida na escola.
O CAE aprovou a alimentação da escola, elogiando a higiene e a forma de preparo. Os alunos após questionamento do CAE também enalteceram a qualidade merenda.


segunda-feira, 4 de março de 2013